Você conhece???? 5-HTP
Disponível em nossa Loja Virtual, clique e conheça:
http://
5-HTP é um percursor direto da serotonina e derivada de uma planta encontrada no Oeste da África, a Griffonia simplicifolia. A serotonina age por todo o corpo; suas funções incluem ações como neurotransmissor, regulador das funções dos músculos lisos do coração e do sistema gastrointestinal e regulador das funções plaquetárias. Serotonina produz em efeito inibitório que aquieta, acalma e promove sensação do contentamento. Parte dela é convertida em melatonina no organismo. Melatonina é o hormônio que ajuda a determinar o ciclo do sono e do despertar no indivíduo. 5-http é um neurotransmissor que ajuda a normalizar a atividade da serotonina no corpo. A deficiência do L-5 Hidroxitriptofano está implicada na depressão, no apetite descontrolado, desordens obsessivo-compulsivas, fobia social e síndrome pré-menstrual. Também está envolvido no autismo, na ansiedade, bulimia, pânico, enxaqueca, esquizofrenia e na violência extrema.
A suplementação diária com L-5-Hidroxitriptofano possui extensa e profunda aplicação no equilíbrio das desordens do SNC, podendo citar o sono, a memória, o aprendizado e a regulação da temperatura e do humor. Também auxilia no comportamento sexual, nas funções cardiovasculares, contrações musculares, na regulação endócrina e na depressão. É interessante notar que, no stress crônico, há um aumento na concentração de cortisol plasmático. Isto pode inibir a conversão do triptofano – ingerido através dos alimentos – em L-5-Hidroxitriptofano, mas não inibe a conversão do 5-HTP em 5-HT (serotonina). Isto demonstra a vantagem na utilização do L-5-Hidroxitriptofano ao invés do triptofano quando se deseja aliviar os problemas associados ao stress.
É um suplemento dietético com ação antidepressiva, ansiolítica, supressora de apetite e auxiliar no sono. É usado no tratamento de depressão e também em condições neurológicas como enxaqueca, síndromes dolorosas, fibromialgia e distúrbios do sono, também como adjuvante em epilepsia e Doença de Parkinson.
A ação psicoativa do 5-HTP é decorrente do seu efeito direto na produção de serotonina no SNC. Especificamente, 5-HTP aumenta a produção de serotonina.
Há 30 anos é estudado em vários países. No Japão, uma pesquisa da Universidade de Kobe revelou que a substância engana a fome. O 5HTP, favorece a liberação da leptina, hormônio da saciedade, e melhora a qualidade do sono e combate os sintomas da TPM.
5 hidroxitriptofano age da mesma forma que o triptofano, substância precursora da serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. A falta desse neurotransmissor no cérebro está intimamente associada à compulsão alimentar e ao aumento do desejo de massas e doces. Por ser um precursor imediato de serotonina tem algumas vantagens sobre o triptofano, como atravessar mais facilmente a barreira hematoencefálica, uma vez que não se liga à albumina plasmática (90% do triptofano plasmático está ligado à albumina, tendo que competir com outros aminoácidos na barreira hematoencefálica). Além disso, o processo enzimático envolvido na hidroxilação do triptofano à 5-hidroxi-triptofano não é especificamente limitado à esta reação e pode competir com outros processos metabólicos essenciais à biossíntese. O 5-HTP também pode ser usado profilaticamente contra dor de cabeça crônica. O 5-HTP também pode ser útil contra a enxaqueca, uma vez que estudos têm mostrado que ela ocorre quando os níveis de serotonina estão baixos. Estudos sobre o uso do 5-HTP para a fibromialgia ainda estão em curso, mas pessoas com fibromialgia reportaram melhora no sono, depressão, dor e todas as grandes queixas relacionadas à doença. Pesquisas atuais mostram ser promissor o uso de 5-HTP para tratamento de crianças com terror noturno (distúrbio do sono caracterizado pelos gritos acompanhados de semblante de terror como se a pessoa estivesse vendo algo terrível durante o sono). Depois de 6 meses de uso, 83,9% das crianças tratadas com 5-HTP livraram-se do terror noturno.
Depressão:
Alguns estudos indicam que 5-Hidroxitriptofano (5-HTP) pode funcionar da mesma forma que antidepressivos inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS), como fluoxetina e sertralina, aumentando os níveis de serotonina no SNC. Um estudo comparou os efeitos de 5-HTP com fluvoxamina em 63 pessoas e demonstrou que os pacientes com 5-HTP sentiram-se melhor e também apresentaram menor incidência de efeitos adversos. Um estudo duplo-cego randomizado comparou o efeito antidepressivo de 5-HTP com Fluoxetina HCl em 60 pacientes por 8 semanas. Foi observado que o efeito antidepressivo do 5-HTP foi comparável ao efeito da Fluoxetina HCl.
Fibromialgia:
3 estudos sugerem que 5-HTP podem melhorar sintomas de fibromialgia, como dor, ansiedade, rigidez matinal e fadiga. Pessoas com fibromialgia costumam ter níveis mais baixos de serotonina e como 5-HTP eleva níveis de serotonina pelo mesmo mecanismo dos antidepressivos ISRS, pode funcionar da mesma forma. Embora não funcione em todos os pacientes.
Insônia:
Em um estudo, pessoas que ingeriram 5-HTP dormiram mais profundamente comparativamente com pessoas que ingeriram placebo. A dose recomendada foi 200 a 400 mg a noite, pode levar 6 a 12 semanas para efeito completo. Um estudo randomizado duplo-cego, placebo-controlado com 18 pacientes com distúrbios do sono, avaliou uma combinação de 5-HTP com GABA, demonstrando que os resultados da combinação de aminoácidos foram muito superiores ao placebo em todos os parâmetros de melhora na qualidade de sono analisados.
Cefaleias:
Alguns estudos sugerem que altas doses de 5-HTP podem auxiliar pessoas com vários tipos de cefaleias, incluindo enxaquecas.
Emagrecimento:
Alguns estudos investigaram se 5-HTP pode auxiliar no emagrecimento. Um estudo randomizado, duplo-cego, placebo-controlado com 20 mulheres com sobrepeso utilizando um spray bucal de Griffonia s. durante 4 semanas, concluiu que o 5-HTP presente na Griffonia s., administrado desta forma foi adequadamente absorvido e que aumentou a sensação de saciedade associada a redução de IMC.
5-HTP não deve ser ingerido com antidepressivos, fármacos modificadores de serotonina ou substâncias que causam danos hepáticos, pois nesses casos, 5-HTP pode ter efeitos exacerbados.
Ref. Bibliográfica: Material Técnico - Hidroxitriptofano-L-5 – Fagron / Informativo Técnico - L-5-HIDROXITRIPTOFANO – Pharma Nostra / Literatura Técnica - 5-Hidroxitriptofano (5 HTP) – Opção Fênix
