Você conhece???? Creatina
Disponível em nossa Loja Virtual, clique e conheça:
http://www.farmoderm.com.br/creatina-500mg
A creatina é uma combinação de aminoácidos naturais encontrada principalmente nos músculos esqueléticos, originalmente, sintetizada no fígado, pâncreas e nos rins, por meio de três aminoácidos: arginina, glicina e metionina, o nosso corpo produz normalmente cerca de 2g de creatina todos os dias. Pode ser encontrada na carne vermelha e no peixe, este dado mostra porque os vegetarianos apresentam níveis de creatina abaixo do normal. Ela exerce importante papel na contração muscular, fornecendo o fosfato para que o ciclo de ATP, responsável pela produção de energia em nosso corpo, possa se manter por mais tempo. É como um combustível que fica armazenado em nossas células, pronto para ser usado quando necessário. A creatina que ingerimos através da alimentação ou da suplementação é absorvida pelo intestino e lançada na corrente sanguínea sem sofrer alterações. Ela será transportada por proteínas específicas para os músculos, onde se une ao fosfato e fica armazenada para ser “queimada” durante a atividade física. Vale ressaltar que esta substância natural não é proibida pelo COI ( Comitê Olímpico Internacional ).
Indicações:
• Usado como suplemento esportivo, em exercícios físicos;
• Impulsionar os níveis de força;
• Aumento de massa muscular;
• Aumento do poder de resistência;
• Aumento do desempenho físico;
• Melhora a capacidade cerebral a curto prazo (utilizado por universitários);
O mecanismo pelo qual a suplementação de Creatina promove ganhos na performance não está claro. Aparentemente esse efeito é devido a influência de suplementação sob a disponibilidade de CP antes do exercício. Apesar de a Creatina ser um constituinte natural dos alimentos, ela precisa ser consumida por meio de suplementos naturais, quando a intenção é promover a sobrecarga muscular. Tal fato deve se a disponibilidade de obter as quantidades necessárias por meios do consumo de alimentos. A suplementação conjunta com carboidratos, promove o aumento na quantidade de CP intramuscular quando comparado com a suplementação isolada de Creatina. Diversos estudos demonstram que o efeito ergogênico da suplementação de Creatina com relação a resistência e a potência anaeróbia e sua efetividade, depende do tipo de exercícios. Outras possibilidades promissoras quanto ao efeito de Creatina refere-se ao seu efeito potencial como promotora de ressíntese protéica e como promotora de efeitos benéficos à saúde. Apoiando a idéia de síntese protéica, existem relatos que a suplementação de Creatina aumenta a massa corporal total e a livre de gordura.
Após um exercício de alta intensidade, metade do ATP é regenerado no primeiro minuto da recuperação. O restante, em até 5 minutos após o exercício. Portanto, estritamente sob este ponto de vista, uma pessoa seria capaz de repetir o exercício (por exemplo, correr uma prova de 100 m rasos), mantendo o mesmo desempenho físico, com apenas 05 minutos de descanso entre o primeiro e o segundo "tiros". Sob o ponto de vista energético, a importância da suplementação de creatina consiste em aumentar os depósitos musculares de fosfocreatina. Isto se traduz em maior quantidade total de energia estocada no músculo (através das "ligações de alta energia" do composto), o que possibilita maior ressíntese de ATP. A capacidade de suportar esforços mais intensos é incrementada desta forma.
Ref. Bibliográfica: Literatura Técnica – Creatina Monohidratada – Opção Fenix / Informe Técnico Farmacêutico – Creatina - Deg