Você conhece???? Equinácea
Disponível em nossa Loja Virtual, clique e conheça:
http://www.farmoderm.com.br/equinacea-300mg-60-caps
A Equinácea data de uma longa tradição na cultura dos Índios Norte Americanos das Planícies, que a usavam para ajudar na manutenção da sua saúde durante o Inverno. Estes aplicavam cataplasmas das raízes e usavam também a Equinácea para lavar aboca e beber o seu chá.
Os Botânicos denominaram a planta, a partir do ouriço (Echinus) para descrever o seu centro espinhoso e tipo cone. A Equinácea cresce naturalmente nos estados do Médio Oeste, desde a Pensilvânia Ocidental ao Kansas, até ao longínquo sul como o Norte do Texas.
Centenas de estudos científicos indicam que a Equinácea pode ajudar na manutenção da função imunitária. Recentemente, descobriu-se um mecanismo pelo qual a Equinácea pode ajudar. Uma das principais defesas do organismo é feita a partir de uma substância gelatinosa, chamada ácido hialurônico (AH). O AH encontra-se nos tecidos entre as células, para mantê-los juntos atuando como um “cimento”.
Existe uma enzima, hialuronidase, que ataca o AH de uma forma ainda pouco compreendida. Quando isto acontece, o AH depressa perde a sua viscosidade tipo gelatina e, este “cimento” protetor, perde a sua eficácia. Quando a enzima destrói a integridade da barreira AH, a função imunitária pode sofrer. A Equinácea tem demonstrado prevenir a dissolução do AH, por esta enzima.
O extrato de Echinacea estimula a fagocitose e aumenta a atividade celular respiratória (um estudo realizado na Alemanha mostrou diminuição estatística nos sintomas) e a mobilidade dos leucócitos.
Nenhum componente em particular parece ser responsável pela atividade imunoestimuladora, apesar dos derivados do ácido caféico e dos polissacarídeos de alto peso molecular presentes na Equinácea estimularem a fagocitose.
É um imunoestimulante, ativando o sistema imunológico celular não-específico, impedindo as infecções. Ativa a formação de leucócitos e tem ação anti-inflamatória, antibacteriana e antiviral.
É utilizado como preventivo e coadjuvante na terapia de resfriados e infecções do trato respiratório e urinário.
Ref. Bibliográfica: Informe Técnico Farmacêutico – Echinacea purpúrea – Fagron